Smart Bens
Precisa de Ajuda? Fale com um dos nossos corretores.

Blog

Como funciona o financiamento da Caixa

O financiamento da Caixa é um dos primeiros a vir em mente quando se trata de adquirir imóvel próprio ou investir no mercado imobiliário. Ele é uma das modalidades mais conhecidas e buscadas pelos brasileiros, pois oferece juros menores e mais facilidade para parcelar o valor do imóvel. Por isso, resolvemos separar o passo a passo de como funciona esse tipo de financiamento para você que está na procura de melhores formas de fechar negócio.

 

Passo 1

A primeira coisa que você deve fazer para conseguir o financiamento da Caixa é escolher o imóvel que deseja investir. Não precisar ter algo fixo em mente, mas é importante que pesquise valores e saiba mais ou menos o quanto está disposto a gastar com essa compra. Definindo um valor médio da propriedade que deseja você já tem um ponto de partida.

 

Passo 2

Com o valor já definido, você pode se preparar para fazer uma simulação de financiamento. A partir daí você consegue visualizar mais ou menos como ficará o valor das parcelas desse futuro imóvel, o que ajuda na hora do seu planejamento financeiro.

Pelo próprio site da Caixa você consegue realizar a simulação e verificar o quanto será necessário investir de início, quais taxas serão incluídas no valor do imóvel e como serão cobradas as parcelas restantes.

Desse momento em diante, é importante considerar despesas, como o pagamento de tributos, da documentação e dos custos com cartório. Não se deve esquecer de calcular o valor das parcelas do IPTU, do condomínio, água, luz, entre outros.

 

Passo 3

Conseguiu organizar os dois últimos passos de forma que tudo caiba no seu orçamento? Agora, é preciso ir até uma das agências da Caixa e verificar toda a documentação necessária para fazer o cadastro do pedido de financiamento. Preste bem atenção nos detalhes que forem lhe passados.

Lembre-se que caso você tenha saldo no FGTS você pode usá-lo na hora de pagar a entrada do financiamento. É importante ressaltar que os valores das parcelas ficam menores se o valor da entrada for maior. Mais tarde no processo você também pode fazer o uso do seu fundo de garantia para amenizar sua dívida.

 

 

Passo 4

Com toda a documentação em dia e o seu cadastro feito na Caixa, agora é a hora de esperar pela pré-aprovação. Não fique ansioso, essa resposta demora em média uns cinco dias para chegar. Se tudo estiver certo, você vai receber todas as informações com os prazos de pagamentos, valor da entrada e das parcelas.

Não se esqueça de conferir todos os valores e verificar de que você tem capacidade de arcar com as despesas.

 

 

Passo 5

Nesta etapa eles irão analisar o imóvel escolhido e ter certeza de que a documentação e a propriedade está dentro do que é permitido pelo financiamento da Caixa.

Por essa razão, é muito importante que você tenha avaliado bem o imóvel escolhido para que não tenha problemas nesta etapa.

O resultado final chega em um prazo de 15 dias, seguido da assinatura do contrato. E, finalmente, é hora de parar de procurar casa e começar a arrumar as coisas para a mudança tão esperada!